segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Você conhece o mamífero mais rápido do mundo?


O Guepardo é o animal que corre mais rápido. Também chamado de chita, esse mamífero pode atingir até 110 km/hora. Ele faz parte da classe dos felinos da mesma forma que o tigre e o leão. Se fossemos comparar, o homem consegue chegar a uma média de 40 km/hora.

Apesar de correr muito rápido pode até ser ultrapassado por outro bicho. Os guepardos conseguem chegar até essa grande velocidade, mas não conseguem mantê-las por muito tempo. São animais que podem dar ótimas arrancadas para distâncias curtas.

Para ajudar na disparada, tem pernas longas e bastante flexíveis. A especialidade desse animal é o ataque de forma a surpreender as suas presas e essa grande velocidade é uma forma também de proteção.

Algumas espécies de peixes podem brigar


Nem todas as espécies de peixes convivem bem em um mesmo aquário. Algumas vezes pode acontecer incompatibilidade entre as espécies ou problemas quando se coloca um peixe novo no aquário.

Com essas disputas e brigas, os animais podem se machucar e como resultado ter lesões pelo seu corpo. Esses ferimentos geralmente cicatrizam com grande facilidade. O problema é quando os animais ficam com profundos hematomas com hemorragias. Para o tratamento é necessário isolar o bicho em um aquário hospital e utilizar medicamentos como tintura de iodo nos ferimentos.

Para evitar esse problema tente não colocar no mesmo aquário raças que não se dão bem. Um famoso exemplo disso é o peixe Betta. Não podem ser deixados dois animais dessa espécie no mesmo aquário e nem de outras, pois eles acabam brigando. Outro exemplo disso é o Ciclídeos africanos.

Hamster tem maior atividade durante a noite


Quem tem um hamster como bichinho de estimação sabe: ele é capaz de ficar a noite inteira brincando. Esse animal acaba sendo um incômodo se a sua gaiola ficar no quarto de seu dono, pois o bicho fica mexendo em seus objetos e a pessoa não consegue dormir em função do barulho.

Os hamsters são considerados animais noturnos e costumam dormir durante o dia, período mais quente, e ficam acordados durante a noite quando a temperatura está amena.

Suas atividades iniciam apenas por volta das 18 horas e eles são capazes de ficar a noite inteira brincando e fazendo uma enorme bagunça nas gaiolas.

Teia pode identificar aranha


As teias que as aranhas constroem podem ser em vários formatos: triângulos, funis e círculos. Essa é uma das primeiras maneiras de determinar qual o tipo de aranha e caracterizar a qual grupo ela pertence.

Para fazer a teia, as aranhas utilizam uma secreção de proteína liberada pelas aberturas das fiandeiras. Inicialmente é um tipo de líquido que depois se solidifica em um fio quando entra em contato com o ar.

A teia pode servir para capturar suas presas, para o acasalamento e como forma de proteção de seus ovos. Outra função da seda que constrói a teia é o uso como um fio para guiar a aranha.